O homem certo

07/02/2011 23:28

(O homem busca uma maneira de satisfazer a sua alma, indo por caminhos obscuros, tentando desesperadamente preencher esse vazio que só Jesus pode)

PERSONAGENS : HERNANDES – O cego

OURIEL – O paralítico

ESTEVAN – Líder curandeiro e seguidores .

KARDECSON – Líder espírita

CENA 1 – ( Dois homens : Hernandes, o cego e Ouriel, o paralítico, pedem esmolas sentados no chão enquanto passa um falso pastor com seus seguidores)

HERNANDES – Que barulho é esse ?

OURIEL – São homens esquisitos que vem pra cá .

HERNANDES – Veja se é o curandeiro .

OURIEL – Você Hernandes, ainda acredita nisso ?

HERNANDES – E que saída eu tenho ?

OURIEL – Aceitar e viver com isso .

HERNANDES – Não seja pessimista , veja quem é .

OURIEL – É o tal do enganador do Estevan e seus seguidores .

HERNANDES – Chame-o até aqui .

OURIEL – Pare de ser teimoso Ouriel .

HERNANDES – ( Chamando ) Seu Estevan por favor me ajude .

ESTEVAN – ( Falando aos seus seguidores ) Engane que não estão ouvindo .

OURIEL – Ele nem tchum . Não tá nem aí pra você .

HERNANDES – Fale com ele você .

OURIEL – Rapaziada !! Dá pra escutar esse pobre ceguinho que vos chama, ou vocês não estão nem aí ?

SEGUIDOR – O que deseja ?

OURIEL – Ele quer falar com o seu chefe .

SEGUIDOR – Estamos esperando um político e ele não poderá atendê-los .

OURIEL – Disso eu já sabia . Tá vendo Hernandes !

HERNANDES – Como posso ?

OURIEL – É força de expressão . Eu não te disse, é tudo picareta .

SEGUIDOR – Não é bem assim, outro dia passaremos aqui .

OURIEL – Eu tenho cara de trouxa ?

HERNANDES – Moço, eu acredito nesse homem de Deus e sei que se ele orar, Deus pode me curar .

SEGUIDOR – Mas nem tudo Deus cura, tem que ser de sua vontade .

HERNANDES – Mas se for um homem de Deus, eu tenho certeza que Ele me cura. ( Estevan se aproxima )

ESTEVAN – O que ele deseja ?

SEGUIDOR – Eles querem uma oração .

ESTEVAN – Tudo bem . Como está a minha maquiagem ?

SEGUIDOR – Está ótima senhor .

ESTEVAN – ( Orando ) Senhor, abençoe esse homem em nome de Jesus, amém .

HERNANDES – Eu quero ser curado doutor Estevan .

ESTEVAN – Vamos embora, eles chegaram .

SEGUIDOR – Agora chega . ( Saem )

HERNANDES – Eu só quero ser curado e vejo sempre o senhor na tv, quer dizer sempre ouvo falar .

OURIEL – Hernandes ! Eles foram embora . E não é ouvo é ouço . Você não tem dinheiro, é pobre e cego e eles não se importam com pessoas como nós .

HERNANDES – Não acredito .

OURIEL – Eu já freqüentei igrejas, centros de macumba, espiritismo, seicho-no-iê, e até igrejas de anjos, é tudo enganação .

HERNANDES – Mas eles não fazem um trabalho de ajuda aos pobres ?

OURIEL – Eles recebem alimentos e dinheiro e se não fizerem alguma coisa descobrem que são farsantes e por isso fazem .

HERNANDES – Mas tem gente boa .

OURIEL – Tem, claro que tem, mas esses são poucos, você conta nos dedos das mãos . ( passa uma senhora com uma bolsa de mercado )

HERNANDES – Quem vem aí ?

OURIEL – Uma dona . Olá senhora, podemos ajudá-la com a bolsa, e a senhora pode nos ajudar com alguma coisa ? ( Passa direto – pausa ) Nem nos enxergou .

HERNANDES – Está igual a mim .

OURIEL – Acho que pior . Você ao menos sente as pessoas . ( Música – B.O )

CENA 2 – Outro dia – Luz ( Os dois em outra posição )

HERNANDES – ( ouvindo um rádio ) Ele vai passar aqui Ouriel .

OURIEL – Quem ?

HERNANDES – Deu no rádio !

OURIEL – Mas quem ?

HERNANDES – O Kardecson .

OURIEL – Aquele espírita ?

HERNANDES – É ele mesmo .

OURIEL – E daí ? O que ele vai fazer ?

HERNANDES – Me curar .

OURIEL – De novo com essa lenda . Para com isso . As vezes não vejo muita vantagem ver o que vemos, tem até uma frase que diz assim : O que os olhos não vêem, o coração não sente .

HERNANDES – Quer trocar comigo ?

OURIEL – Grande vantagem ! Você é cego, mas anda .

HERNANDES – Mas não vejo por onde ando .

OURIEL – E eu vejo, mas não posso ir até lá .

HERNANDES – Estamos empatados .

OURIEL – Você não ouviu aquele seguidor do Estevan dizer que Deus cura quando Ele quer ? Então espere com paciência . ( Kardecson passando ) Ei, você não é o homem do rádio ?

KARDECSON – Sim, o que deseja ?

OURIEL – Adivinha . Eu e o meu amigo temos problemas corporais .

KARDECSON – Mas isso é carma e carma você leva até o fim da vida .

OURIEL – Como assim ?

KARDECSON – O que te acontece aqui, foi o que você fez na outra vida .

OURIEL – Mas como eu não me lembro ?

KARDECSON – É complicado te explicar .

OURIEL – Por que sou pobre, aleijado e ignorante ?

KARDECSON – Você precisa aceitar essa condição .

OURIEL – Que esperança maravilhosa você dá as pessoas . Não temos saída, a única coisa é aceitar e ponto final .

KARDECSON – Com licença, preciso ir . ( Sai de cena )

HERNANDES – Seu Karcecson, tem alguma prova que alguém já reencarnou ? Pode me responder essa pergunta ?

OURIEL – Não !

HERNANDES – Deixa ele responder !

OURIEL – Ele já foi . É muito educado . Ele te mata com educação , que lindo. E você nem falou nada .

HERNANDES – O que eu podia dizer ? Quando falei ele se foi . Não tem esperança mesmo .

OURIEL – Eu te disse , mas não me escuta . Quanto mais mexer na ferida, mais sentirá dor .

HERNANDES – Obrigado, filóloso !

OURIEL – A burrice mata !! ( Música – B.O )

CENA 3 – Terceiro dia – Luz ( Outra posição )

HERNANDES – ( ouvindo o rádio )

OURIEL – Só vive escutando esse rádio, e se iludindo .

HERNANDES – Eu não posso ver, tenho que escutar .

OURIEL - Sua família é de onde ?

HERNANDES – De Minas .

OURIEL – E veio pra São Paulo ?

HERNANDES – É uma longa história .

OURIEL – Eu sou do sul, mas também é uma longa história . Minha família tem dinheiro e é muito rica .

HERNANDES – Não me diga .

OURIEL – Sei que acha mentira, mas é verdade . Sou considerado uma ovelha negra pra eles e sou muito orgulhoso .

HERNANDES – Você me parece bem estudado .

OURIEL – É, eu estudei em escolas particulares . Mas sempre fui muito rebelde.

HERNANDES – Dá pra perceber . Eu também estudei quando era jovem .

OURIEL – Mas você ainda é muito jovem .

HERNANDES – Depois que fiquei cego minha família mudou comigo, eu não podia ajudar em casa e acabei sendo abandonado .

OURIEL – Se Deus fez mesmo o homem, com certeza foi sua pior criação . ( Música – B.O )

CENA 4 – Quarto dia – Luz ( Ouriel só em cena )

OURIEL – ( Escutando o rádio – cantarolando ) Êta povo burro ! Vai acabar ganhando os mesmos de sempre , político é tudo uma gangue só . Tanto desemprego e ainda acreditam que vai melhorar , anular o voto é melhor, você não fica com a consciência pesada depois . Onde foi o ceguinho ? Não para no lugar... lá vem ele e até parece que enxerga . ( Entra Hernandes com um embrulho e senta-se ao seu lado )

HERNANDES – Que luta pra conseguir alguma coisa desse povo hoje em dia .

OURIEL – O que é isso ?

HERNANDES – Não sei .

OURIEL – Como não sabe, não é seu ?

HERNANDES – Eu ia passando e colocaram embaixo de meu braço, eu agradeci e vim embora .

OURIEL – Deixe-me ver . ( abrindo o embrulho )

HERNANDES – O que é ? Fale !

OURIEL – Uma cabeça .

HERNANDES – Cabeça ? De quê ?

OURIEL – De um gato .

HERNANDES – Meu Deus !!

OURIEL – Onde o homem é capaz de chegar, além de matar o pobre bichinho, ainda brinca com um homem incapacitado .

HERNANDES – Deixa pra lá, Deus tá vendo . ( Música – B.O )

CENA 5 – Quinto dia - Luz ( Os dois desolados na expectativa de alguma mudança )

OURIEL – Sabe Hernandes , eu andei pensando muito no seu ponto de vista sobre a vida , de como você consegue viver a cada dia .

HERNANDES – Como assim ?

OURIEL – Dessa esperança que você tem no seu coração de um dia ser curado.

HERNANDES – Eu creio que posso ser curado e sei que vou conseguir .

OURIEL – Isso é muito bonito, pois nos ajuda a sobreviver nesse caos do dia a dia e refletir que tudo pode mudar amanhã .

HERNANDES – E pode .

OURIEL – Eu estou tentando fazer como você, mesmo sabendo que nada disso vai acontecer .

HERNANDES – Mas vai acontecer .

OURIEL – Na prática é impossível e você sabe disso .

HERNANDES – Eu não creio que o Deus que criou isso tudo, não pode curar um pobre cego e um paralítico .

OURIEL – Se Deus realmente existe, ele pode, mas temos que saber se ele quer e por isso não adianta querermos, ele tem que querer .

HERNANDES – Quem vem lá ?

OURIEL – Ninguém . Você e essa sua mania de achar que alguém virá ajudá-lo . ( Percebe alguém se aproximando ) Quem será ?

HERNANDES – Veja se é diferente .

OURIEL – Muito diferente .

HERNANDES – Veja se é especial .

OURIEL – Especial eu não sei, mas é esquisito . Ele tá fazendo um som estranho com a boca .

HERNANDES – Que som ?

OURIEL – Nhó, nhó , sei lá . ( O homem se aproxima ) Já sei quem é ! É aquele budista famoso .

HERNANDES – Chame-o ! Chame-o ! Não podemos perder essa oportunidade .

OURIEL – Eu tô ficando empolgado ! Ô majestade ! Por gentileza !

SEGUIDOR – O que deseja com o grande Hashimá ?

OURIEL – Falar com ele .

SEGUIDOR – Eu posso ajudá-lo ?

OURIEL – Creio que não .

HASHIMÁ – Sou Hashimá, seguidor do grande buda .

OURIEL – Majestade, o seu grande buda pode nos curar ?

HASHIMÁ – Se ele desejar poderá fazê-lo .

HERNANDES – Então fale com ele !

OURIEL – Ele te ouve ?

HASHIMÁ – Creio que sim .

OURIEL – Mas não tem certeza ?

HASHIMÁ – Acho que sim .

OURIEL – Como acho ? Você não ouve sua voz ?

HASHIMÁ – Claro que não ! Eu falo diante de sua estátua .

OURIEL – Então a estátua não fala, nem abre os olhos, não ouve e muito menos se movimenta ?

HASHIMÁ – Você é engraçado . Você já viu uma estátua andar ? Ua,ua,ua ( todos riem)

HERNANDES – É uma risada ou um pato ?

OURIEL – O espiritual aqui é você , eu só quero ser curado e se esse seu deus não puder me curar, ele não serve para mim .

HASHIMÁ – É um caso a se pensar .

OURIEL – Seguir uma imagem ! Não tem sentido pra mim .

HASHIMÁ – Na nossa vida passada ...

OURIEL – Que vida passada ? Já vem outro com a mesma história ! Prova que alguém já reencarnou ? Se Deus existe, ele é poderoso para curar e me restaurar, o resto é utopia da cabeça de inventores . Não adianta aparentar espiritualidade se não há poder de Deus para fazer . O que me dizem ?

HASHIMÁ – Não podemos responder essas indagações jovem, sua alma está angustiada e sofrida e precisamos ir, buda mandará uma resposta em breve .

OURIEL – Que resposta ? Você tem a seringa, mas não o remédio , e se morrermos não sabemos para onde iremos .

HASHIMÁ – Precisamos ir . ( Hashimá e seus seguidores saem cabisbaixo )

HERNANDES – Você assustou o jovem budista .

OURIEL – Como o homem consegue entrar numa dessa ?

HERNANDES – Pela pura vontade de descobrir quem é Deus . ( B.O )

CENA 6 – Sexto dia – Luz ( Os dois no proscênio )

HERNANDES – Não me venha com desânimo, eu já tenho demais .

OURIEL – Eu não disse nada .

HERNANDES – Mas já aviso antes .

OURIEL – Tudo bem . Mas que você é um trouxa, isso é . Pensar que um homem pode curar um ser humano .

HERNANDES – É Deus quem cura .

OURIEL – Mas como ele vai fazer isso ? Vai descer aqui e te curar ?

HERNANDES – Ele usa alguém que realmente o serve .

OURIEL – Quantos anos você tem ?

HERNANDES – Acho que trinta e pouco .

OURIEL – Quem sabe antes dos 100 isso acontece , se não morrer até lá .

HERNANDES – ( Música ) Eu acho que você está com a razão, Deus não vai perder seu tempo olhando para um pobre cego .

OURIEL – Hernandes, vamos nos juntar com a turma do Gerson ?

HERNANDES – Pra quê ? Eles adoram levar vantagem em tudo, beber até cair, e ficar na calçada com o cachorro lambendo a sua cara ?

OURIEL – Mas não temos nada a perder mesmo ! Vamos aproveitar o resto dessa vida miserável que nos resta , só assim esqueceremos o sofrimento do dia a dia .

HERNANDES – Eu não vou descer mais do que já desci . Morro pelo menos com dignidade de nunca ter apelado pra esses recursos e ainda guardo um pouco de esperança .

OURIEL – Eu vou . Preciso sair desse mundo de injustiça e só bebendo pra que isso aconteça . ( Pegando sua bengala ) Você sabe onde me encontrar, se precisar de algo . ( Sai de cena )

HERNANDES – Que faço agora ? Fiquei só e não tenho com quem conversar, se vou pra lá, eles só sabem falar palavrão, beber e até se drogar e eu não agüento ficar no meio deles e creio que o Ouriel também não, ele foi por não ter opção . Que futuro tem um cego ? Que futuro tem o homem para viver ?

Cadê Deus nessas horas ? Quem ama Deus nesse mundo ou quem é que ama o próximo ? Esses contos são para que o ser humano se sinta confiante nessa vida e não se mate , Deus, onde tu está ? ( passa um jovem com a bíblia na mão ) Quem está ai ?

JOVEM – Olá, senhor . Meu nome é Rodrigo, posso fazer uma oração pra Jesus abençoá-lo ?

HERNANDES – O que mais desejo é que o Senhor Jesus me cure .

JOVEM – Eu não posso prometer nada ao senhor, mas sei que o meu Deus é poderoso para curá-lo e se a sua fé estiver voltada para Ele, tudo pode acontecer . Vamos orar . ( Música - luz fraca até B.O - entra uma luz e um homem se aproxima ) Que luz é essa ? Será um carro ? Quem está ai ?

ANJO – O Senhor, ouviu o seu clamor e te concedeu uma grande vitória .

HERNANDES – Vitória ? Que vitória ? ( A luz vai se apagando e o anjo sai de cena – B.O )

CENA 7 – O dia da vitória – Música ( Herandes acordando )

HERNANDES – ( Sentindo dores na vista ) Que isso ! Eu não acredito ! Estou enxergando, estou enxergando, ou estou sonhando ? Só pode ser um sonho ! Estou vendo tudo . Meu Deus que isso não seja uma mentira, ou então eu morri de verdade . O que aquele jovem fez comigo ? Eu fui curado pelo Senhor ! O Senhor Jesus olhou pra mim, mesmo afastado dos seus caminhos . Como estou grato ao Senhor . O Senhor conhece meu coração e sabe que eu irei servi-lo pelo resto da minha vida . Agora vou correndo contar pro Ouriel que deve estar caído por aí com algum cachorro lambendo sua boca . E prometo cuidar dele e evangelizar todos os que vivem nas ruas . Agora eu sei o real valor da vida e sei o real valor de viver e viver para o dono dela . Eternamente, obrigado Senhor Jesus .

( Música aumenta – B.O – Fim )