Jugo Desigual Pode Dar certo?

01/11/2011 00:22

Os seres humanos desde o princípio possuem uma forte inclinação para transgredir, quando escuta que algo não é permitido, parece que é um estímulo para fazer tal coisa. Aos Romanos o Apóstolo Paulo fala que a Lei trouxe o conhecimento do pecado, e o pecado o seduziu.

Mas nós também possuímos algo que Deus nos deu, que é realmente maravilhoso, a Sabedoria. Vejamos:

a) Como nos sentimos quando um amigo faz algo que nós detestamos?

b) Como processamos as nossas reações?

c) Você reage com a mesma intensidade de revolta, independente dele ter conhecimento ou não que aquilo que ele fez, é algo detestável para você?

d) Ou você faz diferença quando fazem algo com você sem saber, ou até mesmo pensando ser algo que lhe agrade, nesse caso você se domina e reage com brandura, mas se a pessoa amiga estiver consciente você deixa fluir sua ira até o ponto de romper a amizade?

Eu confesso que faço diferença sim. E na carta aos Hebreus também vemos que o fato de alguém ter consciência que está transgredindo a vontade de Deus, isso também agrava a reação Divina.

Podemos perceber essa realidade nas conseqüências sofridas pelo rei Saul e pelo rei Davi, Saul foi conscientizado pelo profeta, mas transgrediu deliberadamente e como conseqüência perdeu a comunhão com o Espírito Santo, e perdeu o reino. Davi no entanto, sofreu conseqüências morais, porém espiritualmente continuou sendo “um homem segundo o coração de Deus”, acredito que por dois motivos básicos, um porque não foi proposital, ele foi seduzido e caiu na tentação, um laço, outro porque se humilhou reconhecendo o seu pecado e clamando pelo perdão Divino.

A Sabedoria deve nos fazer entender que provavelmente, os casos de jugo desigual que acabam dando certo, apesar de não poupar ao convertido as conseqüências morais, financeiras e emocionais, devem ser os casos que não começam como uma afronta consciente ao ensino bíblico.

Os casos mais comuns, são aqueles que a parte convertida se dá muito mal, sofre terríveis conseqüências, se desviam, e poucos são os que voltam a se reconciliar com Deus.

Eu me lembro de uma jovem convertida que com poucos meses de batizada me procurou à noite e me pediu para explicar de forma bem alicerçada nas Escrituras Sagradas “esse negocio de jugo desigual”, pois ela tinha começado um namoro naquela semana com um não crente, quando conclui a explicação ela decidiu terminar, por entender e aceitar os argumentos da Palavra de Deus, porém queria um pouco de tempo para não parecer irresponsável aos olhos dele, eu a aconselhei a orar ali comigo, confessando e pedindo perdão a Deus, pedindo também que o Senhor tomasse providência. Pela manhã, por volta das 5h, isso mesmo bem cedinho, esse rapaz bateu à porta dela para comunicar que tava tudo terminado entre eles, pois ele precisava fugir para não ser morto. Era envolvido com drogas.

Qual seria o provável futuro dela se tivesse dado continuidade ao namoro, mesmo depois de ter buscado a clara opinião da Palavra de Deus? Sejamos sábios.

Quando começamos um namoro, devemos imaginar que muitas pessoas que estão juntas a duas, três ou mais décadas, também começaram sem imaginar que passariam tanto tempo ao lado daquela pessoa, e o pior, é que muitos estavam com aquele alguém, apenas para não ficar só, mas aí, o tempo foi passando, depois ficou difícil voltar atrás, e de repente, a pessoa passa a vida toda lamentando sua infelicidade.

Então, desde o começo de um namoro quem for sábio vai procurar dar valor aos conselhos Divinos, e procurar alguém cujas virtudes valorize, e cujos defeitos tolere, e melhor ainda que goste de se despojar dos defeitos, já que todos somos assim, seres humanos com virtudes e defeitos.

Sempre explico às minhas ovelhas que o jugo é uma peça que desde a antiguidade servia para atrelar ao pescoço de pares de animais para que eles puxassem uma carroça, uma charrete, um arado, etc., e que Deus tinha ordenado ao povo de Israel que não usassem animais de espécies diferentes, e se observarmos o boi e o cavalo, por exemplo, veremos que são bastantes diferentes um do outro em tamanho, força, trote e inteligência, então a mistura seria prejudicial a ambos.

O Apóstolo Paulo na segunda carta aos coríntios compara o envolvimento do crente com o incrédulo, não apenas em relação a namorar ou casar, mas também em relação a fazer qualquer tipo de sociedade com alguém em jugo desigual como explicado acima, e faz perguntas contundentes, destaco a que ele questiona assim: que comunhão há entre a luz e as trevas? E assim, eu entendo que, como seria plenamente prejudicial aos animais, também é plenamente prejudicial aos humanos.

Não são poucos os cônjuges que tem na pessoa do seu parceiro o pior inimigo da sua fé, muitos são os cônjuges que sofrem toda espécie de agressão e violência, e ainda por cima, é comum sofrer o desgosto de ver os filhos seguindo o mesmo caminho do incrédulo.

Sendo assim, se fizermos uso da sabedoria que Deus nos deu, certamente evitaremos andar por caminhos onde a maior probabilidade é viver angústias e males, além de corrermos sérios riscos de nos desviarmos dos caminhos do Senhor.

Por isso, pouquíssimos são os que dão certo, mas mesmo assim à base de muito sofrimento, não se iluda, não se deixe enganar, seja sábio, prudente e paciente, pois a nossa confiança em Deus tem recompensa, Deus proverá.

Pr. Érico Moura.

 

Tópico: Jugo Desigual Pode Dar certo?

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário