ESPOSA SUBMISSA - COMPREENDENDO A SUBMISSÃO

05/06/2013 19:27

                                  

                                        

 Para se compreender a submissão indicada nas Escrituras Sagradas às mulheres, sem as distorções tão abusivas do autoritarismo, devemos partir do princípio, que só é possível exercer a submissão a quem tem uma Missão.

Vejamos: Deus escolheu Moisés e lhe deu uma missão, logo ficou acertado que Arão lhe ajudaria a cumprir sua missão, depois foi sua irmã Mirian, aos dois, posteriormente, se juntaram outros que se tornaram líderes entre o povo. Então, a missão fora confiada a Moisés e por submissão tantos outros se engajaram na grande obra de tirar Israel do Egito e conduzi-lo até Canaã. Nessa trajetória alguns se rebelaram contra Moisés requerendo o direito de realizar a missão do modo que desejassem, porém, esqueceram que a escolha para realizar a missão foi do próprio Deus de Israel, e, como consequência da insubmissão a Bíblia relata alguns fatos: Mirian ficou leprosa por sete dias, os líderes, Coré, Datã e Abirão (Nm 16: 01 a 33), com seus familiares e bens, foram tragados pela terra, que se abriu abaixo dos seus pés...

 Na questão conjugal, Deus confiou ao homem a missão de ser o “cabeça”, e à mulher, a submissão, para juntos cuidarem da família, ou seja, perante o Senhor o homem é o responsável, e a esposa é a sua cooperadora.

 Sara é citada como mulher exemplo de submissão, e até chamava Abraão de senhor, mas conhecendo sua história, percebemos que ela era uma esposa participativa que opinava e influenciava decisões do marido, mas, sem imposições nem altivez.

 Infelizmente muitos homens confundiram a submissão da esposa, com a devida obediência de um soldado para com o seu General, totalmente distanciado de cooperar ou opinar nas decisões, por conta do peso da hierarquia militar. Infelizmente também, existem mulheres que se rebelam e promovem um terrível conflito pelo desejo de mandar, transformando o seu companheiro num famigerado “trouxa”.

 O texto que melhor fala sobre como deve ser o relacionamento conjugal, encontramos em Efésios 5: 22-31, que compara a submissão da mulher ao marido com a submissão da Igreja a Cristo, certamente, aonde houver amor como Cristo amou a Igreja e por ela deu a sua vida, e submissão como a da Igreja a Cristo, é bem provável que haja muito mais concordância do que discordância, e onde não há discórdia também não há contendas nem intrigas, coisas que dão origem a tantos processos de divórcios.

 O certo é que numa relação conjugal, nem o amor, nem a submissão pode ser exigido ou cobrado entre as partes, antes, acredito que seja algo a ser doado voluntariamente.

 É aconselhável que os casais combinem as áreas de responsabilidade de cada um, e deixem poucas escolhas e decisões para aprovação conjunta, evitando assim debates por coisas mínimas.

 Concluindo, acredito que a submissão da esposa ao marido, é uma decisão voluntária e amorosa da mulher em cooperar com seu cônjuge na divina missão de constituir uma Família conforme os propósitos de Deus.

Pr. Érico.

 

 

Tópico: ESPOSA SUBMISSA - COMPREENDENDO A SUBMISSÃO

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário