Dicas infalíveis para a comunicação

25/02/2011 14:56

 

Com freqüência supomos que só pelo fato de os lábios de alguém estarem se movendo, está havendo comunicação. A conversação, porém, é uma atividade levada a efeito entre duas pessoas, e implica em dar e receber informações. Nosso desejo é que a outra pessoa não apenas ouça o que queremos dizer, mas também entenda a mensagem.

Por isso apresento métodos eficazes de conversação: 

1.  você tem usado o pronome “eu” em sua conversação, de modo que ele(a) compreenda sua mensagem? Este sistema identifica seus reais sentimentos para com seu amor, e os expõe aberta, honesta e bondosamente. Mensagens dadas na primeira pessoa(eu), são especialmente úteis quando você se irrita com algo que seu amor faz. Ao invés de responder com palavras hostis, diga:”Isto me irrita, porque...”

Compare as diferentes reações às mensagens emitidas por duas namoradas depois de seus namorados terem se recusado a levá-las para o cinema.                                                                                                                Namorada n° 1: “Você não tem consideração! Trabalho o dia todo feito uma escrava, e você nunca pensa em ninguém a não ser em si mesmo. Você só quer saber de futebol. Já estou farta!”

Namorada n° 2: “ Estou realmente precisando de uma folga hoje. Não saio de casa a semana inteira. Preciso ficar um pouco a sós com você, para podermos conversar e namorar um pouco.

A namorada n°2 diz apenas como se sente, fato que seu namorado não pode discutir. A namorada n° 1 culpa, julga e arrasa seu namorado. Esta atitude servirá de munição para uma discussão acirrada e o fará tornar-se ainda mais decidido que antes.

As mensagens emitidas na primeira pessoa eliminam rapidamente a possibilidade de ataque e defesa de ambos os lados.

2. Encontra-se uma boa técnica na arte de ouvir, quando a resposta é do tipo que oferece condições para a pessoa falar mais, abrindo as portas para um diálogo franco e honesto. Estas respostas não sugerem nenhuma de suas próprias idéias, e, no entanto convidam seu amor a compartilhar das suas. Algumas das maneiras mais simples de “abrir portas” são: “Oh, compreendo!”, ou “Não diga!”, ou “Conte-me mais.”, ou “Gostaria de saber como você pensa.”, ou “Conte-me a história toda”, etc. dessa maneira você encoraja a outra pessoa a falar, e não dá a idéia de que mal consegue esperar por uma chance para apoderar-se da conversação. Suas palavras transmitirão respeito quando você disser: “posso aprender alguma coisa com você. Suas idéias são importantes para mim. Interesso-me no que você tem para dizer.”

3. Escolha o momento adequado para comunicar-se com seu amor. É melhor que os conflitos sejam resolvidos assim que surgem. Porém, se um dos dois está zangado demais ou revela uma atitude irrazoável, é melhor que a discussão seja adiada. Contudo, não a adie por muito tempo. Se seu amor não voltar a tocar no assunto, seria conveniente, então, que você tomasse a iniciativa. Não permita interrupções desnecessárias, durante a discussão. Evitem discutir questões importantes tarde da noite. As decisões tomadas a essa hora, quando o corpo está física, mental e espiritual cansado, podem ser motivadas pelo nervosismo, e não pela razão.

4. Desenvolva um tom de voz agradável. Nem sempre é o que você diz que é levado em conta, mas como o diz. É reconfortante estar perto de alguém que tem voz calma e suave. Se você quer que seu amor aprecie seu tom de voz, certifique-se de que ele seja agradável. Esclareça seus sentimentos aberto e respeitosamente. Seja direto, claro e resumidamente, sem deixar-se levar pela ira. Inclua razões que apóiem sua opinião. Explique como acha que o problema pode ser resolvido e o que está em jogo. Fale da maneira mais calmo e controlado possível, baixando o volume da voz.

5. Seja cortês e respeite a opinião de seu amor. É provável que você não concorde com a posição de seu amor, e se oponha terminantemente a ela. Entretanto, ainda pode respeitar seu direito de ter suas próprias opiniões. Isto pode ser feito mesmo que você discorde. Preocupe-se tanto pelo conforto dele(a) quanto se preocupa com o seu. E interesse-se por ouvir. Você não deve passar falando mais de 50% do tempo da conversação, saiba ouvir também. Palavras ditas com ira não poderão ser apagadas, e não há nada que possa desfazer seu efeito. fale e ouça com respeito.

6. leve em conta as necessidades e sentimentos de seu amor. Desenvolva paciência e sensibilidade ao responder ao que seu amor diz. Se ele estiver magoado, você pode compreender sua mágoa e até sentir-se magoado(a) com ele. Sintonize-se nas necessidades e sentimentos de temor, zanga, desespero e ansiedade da pessoa amada. Da mesma maneira, se ele estiver feliz acerca de algum novo empreendimento, participe de sua felicidade.

Desenvolva a arte de conversação.quanto mais tempo um casal passa conversando um com outro, tanto mais alto será seu nível de satisfação no relacionamento. Casais felizes têm naturalmente mais o que dizer um ao outro que os infelizes. A conversação é uma arte, e deve-se encorajar as oportunidades para desenvolvê-la. Discussões sobre temas interessantes enriquecem um relacionamento.