A APOSTA

03/02/2011 14:29

 O dia dos namorados se aproximava, a pressão para não passar a data “solteiro”, estava crescendo, quando surge a provocação maior, através de uma aposta. Tem que “pegar” alguém...
A banalização dos relacionamentos...
A desconsideração com os sentimentos que envolvem duas pessoas em um namoro.
Situações semelhantes estão mais perto de nós do que imaginamos.
Ponto de partida para um bom debate

Personagens:
LAURA:
ALLYSON:
PABLO:
ANDREIA:
NARRADOR:
PAULO:

NARRADOR: A Aposta
Andreia, Allyson e Pablo estão conversando, quando entra Laura.
LAURA: Oi, gente! (para Pablo) Oi, amor! E aí? Como vocês estão?
ALLYSON: Bem, na medida do possível!
LAURA: (a Allyson e Andreia) E vocês dois, o que vão fazer no dia dos namorados?
Andreia e Allyson ficam irritados e começam a bater nela, de brincadeira.
ANDREIA: Pra que você foi falar nisso, hein?
ALLYSON: Covardia, mô véi!
LAURA: O que? O que foi? Qual o problema com o dia dos namorados?
ANDREIA: Pra vocês, nenhum, né? Vocês não vão encarar a pressão dessa data horrível!
ALLYSON: Pois é! O desespero de achar qualquer coisa com boca pra beijar!
ANDREIA: Fala mais alto, Allyson! A velha surda na esquina ainda não te ouviu!
LAURA: Olha, a gente podia dar um certo incentivo a vocês...
ANDREIA: Como assim?
LAURA: Uma aposta. Se vocês não conseguirem ninguém daqui pra amanhã pra passar o dia dos namorados, cinquentinha na mão da gente!
PABLO: Que estória é essa, amor? Olha, eu não concordo com isso de jeito nenhum. Veja só, minha gente, todo mundo aqui conhece a Deus e sabe que não é assim que Ele vai escolher uma pessoa pra passar o resto da sua vida.
LAURA: (puxando-o prum canto) Pablo, vem aqui um instantinho... (puxa-o pro canto) Vê só, deixa isso pra lá, criatura. É só brincadeira!
PABLO: Isso não vai dar certo, Laura...
Laura volta para os dois, enquanto Pablo fica esperando no canto.
LAURA: E aí? Já decidiram?
ALLYSON: Quer saber de uma coisa, Laura? Eu to nessa!
ANDREIA: E é? Você ta? Então, to dentro também! To cansada de ser vítima do dia dos namorados!
ALLYSON: Hum! Essa vai ser a grana mais fácil que eu já ganhei! (ambos saem)
PABLO: Laura, eu não concordo com essa aposta! Você tá brincando com os sentimentos dos outros!
LAURA: Vai ser muito engraçado, Pablo! E eu não to forçando ninguém. Eles vão porque querem! Depois, vai ser só recolher o dinheiro! Hihih! (saindo)
Trilha Sonora 03 – Manancial Remix (Diante do Trono) – Quero me apaixonar - Playback
NARRADOR: Algumas horas depois, Andreia foi à academia ver se conhecia alguém.
ANDREIA: (malhando, com roupa de ginástica) Um, dois! Um, dois! Direita, esquerda! Direita, esquerda! Ado, a-ado, cada um no seu quadrado! Ado, a-ado, cada um no seu quadrado!
Entra Paulo e começa a se aquecer junto a ela. Ela começa a sorrir e se atrapalha nos exercícios, caindo por cima de Paulo.
PAULO: Minha filha, você não tem noção de espaço, não, é?
ANDREIA: (saindo com dor nas costas) Ai, ai, ai...

NARRADOR: Enquanto isso, Allyson checa sua agenda telefônica com Pablo.
ALLYSON: Hum, Janaína... Não, não, muito gorda! Deixa eu ver... Solange, não, nariguda! Ah, já sei, Patrícia! Não, bafo de privada... Ô coisinha complicada, vu?
PABLO: Allyson, vê só. Eu acho que você tem problemas.
ALLYSON: Como assim, Bial?
PABLO: Veja só, tu não tem muito do que reclamar das mulheres, não! Tu já se olhou no espelho?
ALLYSON: (pausa) Rapaz, a obrigação de ser bonita é da mulher! Eu não tenho nada a ver com isso!
PABLO: Ta, deixa pra lá! Continua aí!
Allyson continua olhando a agenda.
ANDREIA: Paulo Gustavo Amorim!
PABLO: O quê?
ANDREIA: Paulo Gustavo Amorim é o cara mais bonito que eu já vi na vida! E estava comigo na academia! (Allyson se aproxima pra ouvir)
PABLO: Sério? E você falou com ele?
ANDREIA: Pablo, você não entendeu. Ele tava malhando bem na minha frente.
ALLYSON: (ironizando) Que visão, hein? (normal) Mas aí, o que aconteceu?
ANDREIA: Bom, eu encontrei com ele na saída e ele me disse: (imitando o rapaz) “Que cansaço, hein?”
ALLYSON: Hum... E você disse o quê?
ANDREIA: (abestalhada) Eu disse “É!”
ALLYSON: (pausa, ironizando) Essa foi boa!
ANDREIA: (num ritmo mais rápido e mais animado) Aí, logo depois, a gente tava conversando e ele (derretida) perguntou meu nome. Eu acho que disse Andreia, mas eu tava tão lesa que não faço a menor ideia!
PABLO: Típico!
ANDREIA: Depois, ele perguntou se eu queria carona pra Abreu e Lima e eu disse ‘sim’.
PABLO: Mas você mora no Curado!
ANDREIA: Pois é! Peguei um ônibus pra voltar!
ALLYSON: (triste) Hum... vai ser páreo duro pra mim, hein?
ANDREIA: Como assim? Como andam as coisas pra você, garanhão?
ALLYSON: (triste) Eu acabei de convidar Marina pra sair amanhã...
ANDREIA: Marina? Você convidou Marina?
PABLO: Não foi ela que ia se jogar na frente do ônibus só porque você disse que ia bater pelada com a gente no domingo?
ALLYSON: (pausa) Você precisa sempre lembrar desse detalhe?!
ANDREIA: Allyson, esse foi o pior namoro de todos os tempos!
ALLYSON: Eu sei que não foi boa ideia! Foi o desespero!
PABLO: Minha gente, vocês estão ficando perturbados com essa aposta! É melhor vocês deixarem isso pra lá. Um dia, Deus vai mandar a pessoa certa pra estar ao lado de vocês.
Deus não quer que a gente namore por namorar, mas que saiba escolher a pessoa certa para estar ao nosso lado. Um dia, vocês vão encontrar essa pessoa, mas não vai ser desse jeito! Ás vezes, pode até ser uma pessoa que a gente nem imagina... Que vive tão perto da gente, mas não enxerga, sabe?
ALLYSON e ANDREIA se olham pensativos e os dois na mesma hora diz: não, não!!!
ALLYSON: Pois é! Sabe de uma coisa? Eu vou orar e sei que Deus vai me mostrar o caminho certo!
ANDREIA: Pode não ser nesse dia dos namorados, mas a gente já fica feliz em ver a felicidade de vocês, casais apaixonados, que Deus escolheu, pra estarem aqui hoje! ALLYSON e ANDREIA: O melhor mesmo é esperar em Deus.

NARRADOR: ALLYSON e ANDREIA tiveram o mesmo sonho naquela noite, O senhor revelava, quem Ele tinha escolhido para eles. 3 ANOS DEPOIS
ALLYSON: hoje é o dia mais feliz de minha vida, vou me casar com uma mulher linda, meu presente mais precioso de Deus para mim.

ALLYSON sai de cena

ANDREIA: Aí que nervoso!!! Vou me casar com o homem que Deus escolheu pra mim, estou tão feliz porque sei que o nosso Deus irá nos guiar para sempre, como valeu a pena esperar em Deus!!!