QUEM É JESUS?

09/02/2011 12:59

Autor: Daniela Von Mühlen
Tema: Domingo de Ramos
Personagens: Judas, Pessoa 1, Pessoa 2, Pessoa 3, discípulos e Jesus.
Tempo aproximado: 12 minutos
Sinopse: Ponto de vista de Judas sobre as atitudes de Jesus antes de sua morte.


Figurino: Roupas de época.
Cenário: Ramos e panos para a entrada de Jesus.

Judas: O que você esta procurando? O que você julga importante na vida? Onde você quer chegar, meu amigo? Procura, procura e não encontra saída. Sei que você tem problemas, mas eu também tenho, e tenho a solução, ouça com muita atenção, meu amigo, porque a resposta pode estar na sua mão.

( Entra uma pessoa e fala com Judas)

Pessoa 1: Judas... Estou chegando de Jerusalém, estão acontecendo coisas horríveis lá. Pôncio Pilatos misturou o sangue de alguns galileus ao sangue dos sacrifícios lá no templo, depois saiu matando parentes e amigos de Barrabás até encontrá-lo e prendê-lo num vilarejo. O povo está apavorado e revoltado ao mesmo tempo. Jerusalém está um caos.

Judas: O povo... claro, o povo... Tem que ser em Jerusalém...Já estou vendo tudo... Durante a Festa dos Tabernáculos... o povo reunido, multidões de gente em todo canto cansados dos mandos e desmandos de Roma e prontos para lutar. Tempo santo, lugar santo, povo santo... É em Jerusalém que Jesus deve mostrar seu poder, mostrar a todos porque veio, tomar seu lugar de Rei.

( Entra Jesus )

Pessoa 1: Mestre, vá embora daqui, Herodes disse que quer matá-lo. Os governantes estão irritados, é perigoso ir até Jerusalém, os reis não gostam de quem é adorado pelo povo.

Jesus: (Sorrindo) Vocês têm acesso a Herodes? Então digam para aquela raposa velha que eu expulso demônios e opero curas hoje e amanhã, e no terceiro dia termino minha tarefa. No entanto, preciso seguir meu caminho hoje e amanhã e no dia seguinte, ainda. Pois não pode acontecer que um profeta morra longe de Jerusalém. Digam exatamente assim para Herodes.

(Pessoa sai, Jesus se vira de costas para congregação, abaixa a cabeça, Judas fala orgulhoso)

Judas: Jerusalém... claro... Todos devem saber que o Mestre irá para Jerusalém, tudo vai funcionar como eu imagino, até os governantes tem medo dele. Parece que ninguém além de mim está percebendo o potencial deste rosto sutil Que potencial! Poder não menos que messiânico! Venham... venham escutar o que o Mestre diz, o novo Rei chegou... Jerusalém não perde por esperar, venha....

(Judas fica mais atrás observando Jesus com orgulho, Jesus vai até a frente da congregação e fala para todos como se fosse o povo daquela época)

Jesus: Vim para lançar fogo sobre a terra, como queria já ter feito isso! Acham que vim trazer a paz para terra? Vim trazer divisão! De agora em diante, numa casa haverá cinco divididos, três contra dois, pai contra filho, filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe.

(Jesus abaixa a cabeça como se fosse orar)

Judas: Vem o dia, ardente como forno, em que todos os perversos serão restolho. E o dia irá queimá-los completamente, diz o Senhor dos exércitos. (Olha para Jesus e diz) Messias!

Jesus: Quando vocês vêem uma nuvem se erguendo, dizem que a chuva vem vindo, e ela vem realmente. Quando sentem o vento sul soprando, dizem que vem frio, e vem realmente. Seus hipócritas! Vocês pensam que sabem interpretar sinais da terra e dos céus? Porque também não interpretam o tempo presente? (Jesus vai saindo pela frente enquanto que Judas fala)

Judas: Você é o Cristo! E nós iremos pisar sobre os perversos! Quando chegar Seu dia, então eles não passarão de cinzas sob as solas de nossos pés; ó Senhor, ó Messias, Jesus, Filho de Davi, aquele que havia de vir e veio... (Judas sai correndo para alcançar Jesus na porta da frente)

(Entrada de Jesus em Jerusalém. Pessoas saem da sacristia para anunciar a chegada de Jesus, Jesus e os discípulos entram pela porta da frente, a congregação participa colocando os ramos e panos no caminho)

Pessoa 2: Jesus está chegando, Jesus está vindo para Jerusalém, Jesus está vindo para a Festa da Páscoa.

Pessoa 3: Jesus de Nazaré, Filho de Davi, aquele que cura os enfermos, Ergam-se todos, o Rei está chegando. Vamos cobrir seu caminho com ramos e mantos, o Messias precisa de um caminho digno de Rei.

Pessoa 2: Hosana ao Filho de Davi! Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor. Hosana! Hosana nas maiores alturas!

(Judas vai mais a frente e fala).

Judas: Ouçam, toda a gente, é chegada a hora do juízo! Esse é aquele que vem como fogo purificador, quem resistirá a Ele agora? Quem ficará de pé quando Ele tomar o seu lugar?

(Os discípulos e as pessoas sentam em frente do altar, Judas fica de pé mais ao lado, Jesus fala chorando)

Jesus: Jerusalém, ó Jerusalém, quisera eu que ainda hoje você soubesse as coisas que resultam na paz. Mas estão ocultas agora a seus olhos. Pois dias virão quando seus inimigos hão de sitiá-la e derrubá-la ao chão, não deixarão pedra sobre pedra.

Judas: Mas o que está acontecendo? Que Rei é esse? Não perca a coragem agora! Não me decepcione! Os reinos do mundo, Mestre! As jóias da criação! O poder e a glória desses reinos serão seus, se quiser lutar por eles!

Jesus: É chegada a hora de o Filho do Homem ser glorificado. Em verdade, digo a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e morre, permanece apenas um grão de trigo. Mas se morre, dá muito fruto. (Olhando para Judas) Aqueles que amam sua própria vida irão perdê-la. Mas quem odeia a vida neste mundo, irá preservá-la daqui em diante, para a eternidade.

(Jesus se ajoelha, chora, todos ficam em silêncio observando)

Jesus: Minha alma está muito angustiada, o que devo dizer? Pai, salva-me desta hora? Não, pois foi para isso mesmo que cheguei até aqui. Pai, glorifica o Teu nome. (Levanta-se) Agora começa o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo será expulso. Aqueles que tem ouvidos para ouvir, revelam o tipo de morte que vou morrer.
Judas: Morte? Que conversa mórbida e sem nexo. Contradiz tudo o que vem acontecendo. O povo já começa a ficar em dúvida, certamente as autoridades já estão maquinando uma forma de conter Jesus, sua pessoa, sua força e sua influência. Isso não é atitude de um grande Rei.

Pessoa 2: Senhor, qual é o primeiro mandamento?

Jesus: Ame o Senhor seu Deus de todo o coração, toda a alma e todo o entendimento; e o segundo, é como o primeiro, Ame o próximo como a si mesmo.

Judas: Amar o próximo? Mas onde está o poder neste discurso? Onde está o clamor messiânico? Onde está o capitão dos exércitos celestiais e catalisador da revolução na terra?

Pessoa 1: Veja, Mestre! Como são enormes e lindas estas pedras. (Aponta para a igreja)

Jesus: Vem o tempo em que não restará uma só pedra sobre outra.

Judas: Quando, Senhor? Quando as belas pedras virão abaixo? Diga-nos que sinais devemos procurar quando essas coisas finalmente estiverem para acontecer?

Jesus: Quando você ouvir falar de guerras e rumores de guerras, não se preocupe. Não é o fim ainda. Nações se erguerão umas contra as outras; haverá terremotos e fome; mas é somente o início das dores. O evangelho primeiro deve ser pregado a todas as nações. E aqueles que o pregarem serão odiados por causa do meu nome. Mas você me perguntou sobre sinais. Quando vir o abominável desolador se estabelecer onde não deveria, aí sim é que todo o povo deve fugir, pois aí virão as tribulações como nunca se viu. Depois das tribulações, o sol irá escurecer e a lua se tornará opaca e as estrelas cairão do céu. Aí sim, o Filho do homem virá sobre as nuvens com poder e glória, cercado por todos os anjos. E Ele se sentará em trono glorioso, e todas as nações se reuniram diante dele, que irá separá-las umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Os salvos Ele colocará a direita e os condenados a esquerda. E quais, Judas, você acha que serão salvos? E porque motivo você acha que serão salvos? Só será salvo quem realmente buscar a mim! E quem sou Eu? Quem é Jesus? Muitos pregam por aí afora que sou a solução para todos os problemas materiais, que com Jesus não há desemprego, não há doença, não há pobreza, que se você está passando por uma dificuldade na vida é por que não tem Jesus no coração. Mas ter Jesus no coração não é nada disso. Ter Jesus é sentir uma paz que não se explica, é ser feliz independente de emprego, saúde, riqueza ou pobreza, é crer e sentir que nunca se está sozinho, mesmo quando se tem algum problema. Eu sou o caminho, a verdade e a vida! Não se iludam com falsas promessas de milagres e vida perfeita aqui neste mundo, pois não foi para isso que vim. Vim para mostrar o caminho para o Pai, vim para ensinar o evangelho salvador, vim para trazer vida eterna aos que confiarem e viverem uma vida de obediência, louvor e gratidão diariamente, não de forma fanática, mas deixar transbordar do coração a minha mensagem de amor, acolhimento e perdão, e estes sim, vão ter vida perfeita, não aqui, mas para toda a eternidade. Agora Judas, pode ir embora. Ouça com os ouvidos. Veja com os olhos. Fique atento à chegada do verdadeiro reino de Deus. Atento, pois certamente a vinda o irá surpreender!