PÁSCOA

09/02/2011 12:57

Tema: Páscoa
Personagens: Mal; Bem; Jesus; Judas; Jovem1; Jovem2; Pessoa.
Tempo aproximado: 20 minutos
Sinopse: História da Páscoa contada de maneira diferente. É usado dois painéis de TNT, um sobre o outro. O de cima preto com uma cruz vermelha e palavras escritas em vermelho (ódio, mentira, derrota, ganância, vergonha e morte), o de baixo azul com uma cruz branca e palavras em branco (vida, vitória, perdão, amor, esperança e confiança); Jesus é “pregado” no painel preto com cruz vermelha e quando sae da cruz, puxa o painel preto que cai e fica o painel azul com cruz branca simbolizando a ressurreição, dá um efeito muito bonito.


Cenário: Mesa com elemento da Santa Ceia, Cadeira e bacia com água para lavar pés, cruz.
Figurino: Mal de preto, Bem de Branco, Jesus e Judas com roupas de época, jovens e pessoa com roupa normal.
(Música de fundo. Entra a pessoa e começa a falar pausadamente)
Pessoa: Um dia, Deus Pai com muito amor, mandou Jesus de Nazaré nascer em meio à palha de uma manjedoura. Nasceu aqui, morreu em uma cruz, pra mostrar ao mundo seu amor. E hoje, mais de dois mil anos depois, Ele está salvando com amor; e muitos, ainda hoje, negam ao Salvador. (Sae)
Jesus: Eu sou o cordeiro de Deus, o Espírito do Senhor está sobre mim, pois Deus me deu todo o poder no céu e na terra para anunciar a mensagem da salvação e perdoar pecados. Por isso eu digo: Tomem cuidado com alguns Mestres da Lei, pois eles não fazem o que pregam. Não ajudem ao próximo só para aparecer perante a sociedade; não façam orações compridas e bonitas só para parecerem bons cristãos; não façam propaganda de suas ofertas, se vocês são pessoas desonestas; pois assim vocês irão parecer com um túmulo bem pintado e com flores por fora, mas podres por dentro. Por fora vocês parecerão boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados.
(Escolhe uma pessoa da congregação e convida para o acompanhar até a frente, senta em uma cadeira de lado para a congregação e lava os pés desta pessoa, música durante este período)
Jesus: Compreenderam o que eu fiz? Vocês me chamam de Mestre e Senhor, e dizem a verdade, pois eu sou. E se eu, o Senhor, lavei os pés de alguém, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Pois não vim ao mundo para ser servido, mas servir e este é o exemplo que lhes dou, façam também vocês.
(Santa Ceia – Enquanto Jesus fala, todos os personagens entram e se ajoelham diante de Jesus em forma de meia lua, de costas para a congregação; Jesus faz a distribuição da Ceia)
Jesus: Em verdade vos digo, venham compartilhar comigo desta ceia, e façam isso em memória minha até que o Reino de Deus chegue. Tomam e comam, isso é o meu corpo que é dado por vocês. Tomem e bebam, este é o meu sangue, o sangue da nova aliança que é derramado por todos para o perdão dos pecados.
(Todos saem, fica somente Judas que permanece ajoelhado, o Mal e Jesus mais atrás parado. Enquanto o mal fala, Judas levanta-se, beija Jesus e o crucifica,, sae)
Mal: É chegada a hora do Príncipe das Trevas! O justo é condenado. O espírito do mal avança a passos largos sobre cadáveres e multidões famintas. Sim, é hora da dor e do luto. Este é o tempo dos covardes e assassinos!
(Mal sai, toca música “Se aquela cruz falasse”, entra Bem)
Bem: Quantas vezes nós também encarnamos esse personagem em nossas vidas? Nós também muitas vezes negamos e traímos a Jesus! Muitas vezes fugimos dos compromissos que fizemos perante Deus! E quantas vezes lançamos à morte famílias inteiras por preconceito, egoísmo, indiferença? Sim, muitas vezes nós mesmos fomos o Judas e ajudamos a crucificar Jesus. E mesmo assim...
(Toca música “Verdadeiro amor – Carpe Die” durante esta música pode-se projetar imagens sobre a letra da música; depois da música, entra pela sacristia dois jovens e vão em direção a porta da frente, Jesus sai da cruz e segue com eles)
Jesus: Tudo bem com vocês?
Jovem 1: Que nada, você não sabe o que aconteceu?
Jesus: Não, o que foi?
Jovem 2: Jesus, um cara super legal, em quem a gente botava a maior fé...
Jovem 1: Pois é, a gente pensava que ele iria mudar esta situação, melhorar a vida da gente, e aí...
Jovem 2: Aí prenderam, torturaram e mataram ele.
Jesus: Mas por que?
Jovem 1: Porque ele falava de amor, perdão e justiça. Ele foi contra as autoridades corruptas e contra quem manipulava os ensinamentos de Deus.
Jovem 2: Ele era amigo e companheiro. Agora, estamos desnorteados, sem esperanças!
Jesus: Ânimo gente! Lembrem sempre das promessas das Escrituras Sagradas!
(Os três se abraçam e saem, entra a Pessoa)
Pessoa: Estavam todos condenados a morrer na escuridão, quando Deus estendeu a sua mão. Enviou Jesus pra morrer por ti, por mim. E nos livrou, nos resgatou do mal. Ninguém tem maior amor do que este que o bom Deus revelou, Jesus ressuscitou e assim nos salvou. Glória e louvor sejam dados pelo amor que Jesus tem por seus amados. Por nós morreu e a fé nos deu, então eis que tudo se fez novo. Todos os dias está comigo, é a promessa que revelou, e pelo seu poder salvo estou, suas palavras que me guardaram e me livraram da perdição e hoje vivo na presença do Senhor. Rendo graças ao Senhor porque me salvou, com ele não temo o mal, minha vida iluminou, meu coração purificou, e hoje sei que reina o Senhor.