O rei e eu

08/02/2011 00:12

SINOPSE : O encontro de um mendigo com um Rei muito poderoso . O contraste de sua condição social diante da condição do Rei . Num encontro que poderá ser o dia mais importante de sua vida.

PERSONAGENS : REI – Soberano e poderoso, resolve ter um encontro com um pobre andarilho .

ANDARILHO – Um homem frustrado e desiludido com a vida, mas com uma esperança, o encontro com o Rei .

 

MENDIGO VELHO – O oposto, desanimado e sem esperança . LORDE – Homem passante, perverso e soberbo mas sem futuro diante de Deus por não fazer as boas obras .

PASSANTE, SERVO .

CENÁRIO : Uma rua ou viela/beco, onde passará o Rei .

CENA 1 – LUZ – SOM E MÚSICA ( Dois mendigos conversam sobre a passagem do Rei )

ANDARILHO – Que barulho é esse que vem lá de baixo ?

MEN/VELHO – É tudo porque o Rei passará por aqui .

ANDARILHO – O Rei ?

MEN/VELHO – Por que esse espanto ?

ANDARILHO – Mas é o Rei de tudo isso aqui, desses vales, é dono de tudo e eu nunca vi um rei .

MEN/VELHO – Eu já e não gostei nada, é perverso e nem olha pra nós .

ANDARILHO – Eu não acredito que exista gente assim .

MEN/VELHO – Espere e verá .

ANDARILHO – Eu vou me encontrar com ele e direi ...

MEN/VELHO – Você acha que conseguirá chegar perto ? Os guardas antes mesmo te jogam longe, isso se não te matarem antes .

ANDARILHO – Você não gosta mesmo dele ! Esse eu ouvi dizer que faz campanha para que o povo coma pelo menos três vezes por dia .

MEM/VELHO – Você ouviu dizer, mas não é pro povo pobre, esse também só enrola e nada faz, são todos iguais meu filho, só muda o nome.

ANDARILHO – Mas ele disse que enquanto o povo não tiver comido três vezes, ele não terá um reinado em paz .

MEM/VELHO – E você acredita nisso ? O povo necessita de moradia, trabalho e daí sim tirar seu sustento .

ANDARILHO – O poder hipnotiza as pessoas .

MEN/VELHO – Não gosto de quem não gosta do povo, esse rei, eu não conheço, mas os outros que vieram antes foram perversos e por que esse seria diferente ? Até mais ! ( Sai de cena )

ANDARILHO – Mas e se esse for um rei legal ? Que gosta do povo e se preocupa conosco ? ( Percebe alguém se aproximando ) Alguém vem lá, será que conseguirei algum dinheiro ou alimento ? ( Vem passando um Lorde ) Olá bom senhor, poderá com sua generosidade me ceder algum dinheiro para que com isso a minha fome seja zero .

LORDE – Seu maltrapilho, ambulante, vagabundo ! Como ousa me importunar com esses pedidos ?

ANDARILHO – Mas majestade, eu necessito para comer, e sei que vossa excelência se preocupa com os pobres e faz parte da burguesia que está se empenhando para matar a fome do povo .

LORDE – Então você me conhece ?

ANDARILHO – Pessoalmente, só agora, mas sei que faz parte dos grandes do reino e poderá me ajudar com algum alimento .

LORDE – Meu nome é Pollotti e eu sou a mente do rei ao lado de meu assistente Dorceu . O rei é apenas um ventríloquo e faz o que eu mando e se depender de mim, vocês passarão fome. Seus incapacitados, saia de perto de mim, genuinamente o povo me dá nojo, saia da minha frente .

ANDARILHO – Mas majestade, eu vou me encontrar com o rei e falarei maravilhas de vossa excelência .

LORDE – ( rindo ) Você nem chegará perto, antes mesmo um guarda te arrancará a cabeça . ( Sai de cena )

ANDARILHO – Que malvado ! O velho tinha razão, são todos iguais . ( Percebe outro passante )

PASSANTE – O que foi meu bom homem ? Tá chateado com algo ?

ANDARILHO – Estou, com a falta de humanidade entre os governantes .

PASSANTE – Mas isso um dia vai acabar .

ANDARILHO – Não sei como ! A maldade impera e sempre será a dominadora nesse mundo .

PASSANTE – Por pouco tempo, meu jovem .

ANDARILHO – Haverá alguma guerra ?

PASSANTE – Já está acontecendo, e o meu Rei reinará absoluto .

ANDARILHO – Mas o rei vai passar aqui e eu vou falar com ele sobre toda essa falta de preocupação com o povo .

PASSANTE – O rei que você espera te decepcionará, mas o Rei que eu sirvo, Ele passará por aqui e peça algo à Ele que com certeza Ele fará , esse Rei é especial e nunca rejeita o povo, Ele ama de verdade, mas ofereça algo valioso à Ele e com certeza Ele te recompensará . ( Sai de cena - Música – Luz em resistência até B.O )

NARRAÇÃO – Se deixarmos nos levar pela situação do mundo, a incredulidade dominará os nossos corações e nunca sairemos de qualquer que seja o obstáculo, temos que encontrar o verdadeiro refúgio e refrigério que está no verdadeiro Rei dos reis e buscar a fé que só Ele pode acrescentar )

CENA 2 – LUZ – ( Andarilho sentado desanimado, entra o velho )

MEN/VELHO – Como foi a passagem do rei ?

ANDARILHO – Eu nem quero mais saber .

MEN/VELHO – Se decepcionou, não foi ?

ANDARILHO – Foi, você tinha razão, são todos iguais .

MEN/VELHO – Agora só passará de novo, quando tiver outro rei no lugar .

ANDARILHO – Como assim ? Ele não passou ainda .

MEN/VELHO - Passou ! Mas não por aqui, lá por baixo, bem longe do povo .

ANDARILHO – Mas não estou mais esperando esse rei não .

MEN/VELHO – Mas é o único por essas bandas, não existe outro .

ANDARILHO – Existe sim, e Ele vai passar e falar comigo .

MEN/VELHO – Eu não sei o que aconteceu, mas você andou batendo a cabeça em algum lugar . Outro Rei ! Até mais e cuide-se !

( sai de cena – MÚSICA – B.O )

NARRAÇÃO – Toda vez que alguém nos passa uma mensagem de esperança, logo após vem outro para nos desanimar, e assim vivemos bombardeados pela incredulidade dia após dia . Necessitamos ouvir mais a mensagem da Palavra e guardarmos a fé para que quando vierem as lutas, estejamos firmes nas promessas do Senhor .

CENA 3 – LUZ ( Andarilho percebe alguém vindo em sua direção )

ANDARILHO – Quem será ? Parecem dois andarilhos .

REI – Como está meu jovem !

ANDARILHO – Quem és tu ?

SERVO – É vossa majestade, o Rei .

ANDARILHO – Rei ?

REI – Eu entendo que esperava uma grande carruagem com soldados na frente, mas o meu reinado é diferente de tudo o que você conhece .

ANDARILHO – Tudo bem, eu acredito . Se é um rei de verdade, poderá matar a minha fome e também me dar algum dinheiro ?

REI – Depende .

ANDARILHO – Depende do que ?

REI – Do que tem pra me dar .

ANDARILHO – Mas eu sou um pobre andarilho e nada tenho pra dar . REI – Eu sei quem és, mas por mais pobre que seja, sempre tem algo para dar .

ANDARILHO – Como sabe quem eu sou ? Já sei o amigo que passou aqui antes, contou sobre mim .

SERVO – Você não sabe com quem está falando, Ele conhece você melhor que você mesmo .

REI – Dê-me o que tem e te darei o que deseja .

ANDARILHO – Parece brincadeira, mas não tenho nada, só tenho alguns grãos de milho . ( Os dois olham para ele ) Tudo bem, aqui está, um grão de milho e é só o que tenho para dar .

SERVO – Mas tem mais ai com você .

ANDARILHO – Mas só vou dar um e pronto, o resto eu como .

REI – Tudo bem, como deseja, o milho que você me deu eu te dou de volta.

SERVO – Esse é o melhor que você pode dar ?

ANDARILHO – É tudo que tenho e ainda me devolve ?

REI – Eu te dou o que você me dá, vamos embora .

SERVO - Agora coma e viva em paz . ( Saem de cena )

ANDARILHO – Que sujeito cara de pau ! Me deu o mesmo milho que eu dei pra ele e ainda foi irônico mandando eu comer . Comer eu vou mesmo, se não eu morro de fome . ( Coloca o suposto milho na boca e percebe que está duro como pedra ) Que milho é esse ? Não é milho, é uma pedra... preciosa e deve valer muito dinheiro, e o burro aqui só deu um grão de milho, como eu pude ser tão ignorante, podia ter dado mais, agora eu vou correr atrás desse Rei sem parar e com certeza vou alcança-lo . ( sai gritando ) Majestade eu tenho mais para dar, espere um pouco . Me desculpe . ( Música aumenta até o narrador )

NARRADOR – Não é assim que acontece conosco, damos o pior pra Deus e depois queremos o melhor . Pedimos mal, para gastar com nossos prazeres mundanos. Exigimos tanto e não damos nada, nunca temos tempo pra orar, jejuar, ler a Palavra e ir aos cultos, mas temos bastante tempo para cuidar da nossa vaidade, para o mundo, as festas, passeios, e com tudo isso ainda falamos que Deus está presente em nossas vidas . Deus só tem compromisso com quem tem com Ele . Seja compromissado com Deus em todas as suas áreas, e não perca tempo com esse mundo que não tem nada de bom pra oferecer e quando o Rei passar esteja preparado para dar à Ele em primeiro lugar e com certeza Ele te recompensará, porque Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores .

FIM