O que há de melhor em um casamento?

13/09/2011 17:57

 

Nos Jovens cristãos que nos comprometemos a ter um relacionamento de acordo com a vontade de Deus, nos guardando para nosso conjugue, as vezes somos pressionados a nos casar cada vez mais cedo. Como Paulo nos disse: é melhor que se case do que viver abrasado. Isso tem levado muitos jovens a se perguntar qual a verdadeira razão que estaria se casando, ou mesmo o que é melhor no casamento.

Sexo, tenho absoluta certeza que não é. Por que?
Porque senão, jovens sadios, "sarados", com beleza e sensualidade de sobra, alvo dos sonhos e fantasias eróticas de tantas outras pessoas, como muitos que são destaque na mídia, como celebridades, simplesmente, deveriam ser os casais com menor índice de divórcios, mas como sabemos, é justamente o contrário.
O sexo é um complemento excencial, deve estar no lugar de consequência do que há de melhor no casamento, e não no lugar da causa do relacionamento.
Para muitos que fundamentaram o seu casamento na satisfação sexual, tiveram a triste experiência de muitos Vulcões, começa cuspido fogo pra todo lado, mas em pouco tempo fica saindo apenas uma fumacinha de vez em quando, se não se extinguir de vez...
Queridos a Bíblia cita Ana, como exemplo para mulheres casadas, o que manteve aquele casal unido por tanto tempo?
Para que vocês descubram a resposta mais facilmente veremos um pouco da história desse casal abençoado grandemente por Deus.

Primeiro, Ana era uma mulher sofredora, dividia seu marido com outra mulher, a bíblia cita o nome de Ana primeiro indicando que ela era a primeira esposa de Elcana e que depois ele tomara uma segunda esposa.

Ana não podia ter filhos, por isso era maltratada pela segunda esposa do seu marido, Ofensas, palavras ásperas eram dirigidas à delicada Ana. Penina, a segunda mulher de Elcana, rival de Ana, aproveitava a infertilidade de Ana para proferir palavras duras e provocar sua ira.

Essa família constituída por um homem e duas mulheres não era incomum naquela época. Porém, incomum era que ele já não tivesse determinado que Ana fosse embora, porque não lhe havia dado filhos. Penina lhe deu muitos filhos. Ana não tinha nenhum. Aos olhos daquela época, havia falhado em seu objetivo de vida. Em outras palavras, ela não tinha razão de viver.

O objetivo maior das mulheres da época era gerar filhos, e o maior número possível deles. Essa era a maneira que assegurava a existência da família, por mais que houvesse um elevado índice de óbitos de crianças. Para a sociedade da época, uma mulher que não tivesse filhos era considerada fracassada, um peso morto para a sociedade.

 

Porém, a Bíblia enfatiza que Elcana amava Ana, embora não lhe tivesse dado filhos. Esse era um dos motivos pelos quais Penina ficava mais agressiva com Ana. Como ela era fértil, presenteava Elcana com um filho atrás do outro, mas a mulher amada era Ana.

Segundo, A vida de Ana era repleta de problemas, mas também de fervorosa adoração e comunhão com Deus. Qualquer pessoa em seu lugar teria entrado em profunda depressão. Ela poderia estar triste, mas sua fé era forte quando se ajoelhava e se entregava em oração. Cada ano, Ana caminhava ao lado do marido até a Casa do Senhor para adorá-Lo e oferecer sacrifício a Deus.

Essa ação de devoção e amor a Deus era uma prova de que ela encontrava conforto e a certeza de que um dia Deus atenderia seu pedido.

E Terceiro, Ana fez um voto com o Senhor muito difícil de manter, talvez um dos mais difíceis para os pais que amam seus filhos. Porém Elcana respeitou esse voto e foi fiel ao Senhor permitindo que Ana cumprisse seu voto e entregando o seu filho para ser criado pelos sacerdotes. Elcana era um levita pertencente a uma das famílias mais ilustres de sacerdotes. Quão importante e benéfica é a adoração e também a comunhão com Deus!

 

Então, encontramos a chave: Amor, respeito e comunhão com Deus. Isso é o que há de melhor em um casamento.

 

 

Fonte: https://estudoqueedifica.blogspot.com/2010/04/elcana-e-ana-cumprindo-um-voto.html