Neo Engano

08/02/2011 21:30

SINOPSE :

Um encontro ocasional num banco entre um político, um bispo, um banqueiro e um assaltante, onde refletem sobre seus atos diante de Deus .

CENA 1 - LUZ - MÚSICA - INTERIOR DE UM BANCO - BANQUEIRO SENTADO NUMA SALA RESERVADA TOMANDO CAFÉ - CHEGA UM BISPO .

BANQUEIRO - Bispo Dolarcedo, como vai ? Ou é apóstolo ?
BISPO DOLARCEDO - Só os tolos se intitulam apóstolo . Paulo foi o último .
BANQUEIRO - É brincadeira ! Como vão as coisas ?
BISPO - Na medida do possível, vamos indo razoavelmente bem .
BANQUEIRO - E o que o traz aqui, que pra mim é uma surpresa agradável .
BISPO - Um vereador que já foi pastor de uma igreja, deseja cooperar conosco votando na liberação de um terreno onde pretendemos construir uma catedral . O pior é que está num péssimo partido, o do governo e por isso cobra caro .
BANQUEIRO - E o que o senhor acha desses homens que largam o púlpito para exercerem cargos públicos ?
BISPO - Nunca foram pastores e nunca tiveram suas mentes no púlpito . Quem é sempre será e não tem como escapar da obra, esses só buscam dinheiro .
BANQUEIRO - Mas que o poder atrai, isso não podemos negar .
BISPO - Mas qual é o melhor, o poder temporal ou o eterno ? A maior dádiva e maior cargo que o homem pode ter vem do Senhor . ( Muda de conversa ) Seja um dizimista e ofertante fiel e verá como o Senhor é poderoso para abrir as portas do céu e derramar sobre você tudo o que deseja .
BANQUEIRO - Quando tiver um tempo, eu irei .
BISPO - Vai sim . Estamos lançando esse mês a seção do "desencapetamento total" e "fechamento de corpo", junto com uma igreja internacional que é do meu cunhado Erronildo .
BANQUEIRO - Conheço o Erronildo . Aquele da TV que cura as pessoas .
BISPO - Ele é poderoso, pode te curar .
BANQUEIRO - Mas eu não estou doente !
BISPO - Hoje, mas amanhã pode estar . ( Entra o político )
POLÍTICO - Desculpe a demora, mas tá um transito terrível .
BISPO - Esse é o doutor Roubresco, um famoso banqueiro .
POLÍTICO - Muito prazer, Adilson . Fico lisonjeado em conhecê-lo .
BISPO - Agora vamos ao que interessa .
BANQUEIRO - Com licença, estou de saída, mas fiquem à vontade, deixarei uma funcionária a disposição para o que precisarem .
BISPO - Fico agradecido, e já fica confirmado aquela nossa reunião .
BANQUEIRO - Com certeza estaremos nos encontrando para nossos acertos . ( Sai de cena )
BISPO - Que homem bom e honesto esse .
POLÍTICO - Estou emocionado por conhecer um homem tão poderoso .
BISPO - Você também se emociona com tudo, na semana passada ficou quase chorando porque conheceu aquele cantor, o Zeca Caninha e aquela que só fica nua, a Sheila Rodovia .
POLÍTICO - Também não é assim .
BISPO - A verdade é que vocês evangélicos, quando viviam e cantavam somente dentro das igrejas eram uma coisa, mas agora que saíram e viraram artistas, estão deslumbrados com a falsa fama, e se tornaram, não melhores, mas piores do que os cantores do mundo .
POLÍTICO - Mas eu não sou cantor, sou político .
BISPO - E não dá no mesmo ? ( Grito e confusão, três assaltante invadem o banco - entra um assaltante com o banqueiro )
ASSALTANTE - Mão na cabeça os dois . Didi, coloque os outros no banheiro . Dedé, vigia a porta da frente, ninguém sai e nem entra . Você, abra o cofre .
BANQUEIRO - Não posso, ele tem hora certa pra ser aberto .
ASSALTANTE - E que hora é essa ? Se não abrir, eu mato todo mundo !
BANQUEIRO - Calma, moço ! Dentro de alguns minutos poderei abrir o cofre .
ASSALTANTE - Quanto tempo ?
BANQUEIRO - Quinze minutos .
ASSALTANTE - Tá louco, quer morrer ? ( Entra Didi passando )
DIDI - Vamo logo com isso ! ( Sai de cena )
POLÍTICO - Calma, jovem .
ASSALTANTE - Quem é você e quem te mandou falar ?
BISPO - Ele é vereador .
POLÍTICO - Cala e boca ! Jovem eu posso te ajudar como político .
ASSALTANTE - Ajudar, vocês só roubam e exploram o povo com taxas e mais taxas . Agora tem até taxa de luz e lixo . Você votou a favor ?
BISPO - Essa é a hora de ser político .
POLÍTICO - Não .
BISPO - Não disse .
POLÍTICO - Bispo, tá querendo me ver morto ?
ASSALTANTE - Você é bispo ?
BISPO - Pois é .
ASSALTANTE - Um homem de Deus ?
BISPO - É .
ASSALTANTE - Então, não tem medo de morrer, porque vai pro céu se encontrar com o Senhor e sinceramente acho isso muito lindo .
BISPO - Um dia quem sabe .
ASSALTANTE - E se esse dia for hoje ?
BISPO - Eu particularmente prefiro ir no arrebatamento .
ASSALTANTE - Que bonito, né ?
BISPO - Maravilhoso .
ASSALTANTE - Eu também era de uma igreja .
POLÍTICO - Verdade filho ?
ASSALTANTE - Eu não sou seu filho, e não gosto de político .
BISPO - Isso porque você não sabe ...
POLÍTICO - Cala boca Caifás .
ASSALTANTE - Não sei o que ?
POLÍTICO - Eu sou pastor e deixei de pastorear para assumir o cargo de vereador .

ASSALTANTE - Qual a diferença entre nós ? Eu deixei de ser filho de Deus para ser assaltante . Eu tenho plena consciência do meu erro, e vocês ? Eu me desiludi dentro da igreja, porque o meu líder adulterava .

Minha irmã estava grávida de dois meses e com problemas de saúde, o bispo disse para ela correr e fazer um aborto. Eu peguei a minha bíblia e mostrei para ele que Deus condenava o aborto e ele sem graça disse que era verdade e que estava brincando, e que aquilo foi para testar a sua fé . E vi que dentro daquela igreja era igual ao mundo lá fora e que eu não era digno de seguir a um Deus Santíssimo como eles pregavam, mas não viviam, e voltei para a minha antiga prática .

Eu não tenho mais prazer de viver, não em um mundo violento, pois sempre existirá violência, mas em um mundo cheio de políticos e banqueiros gananciosos, egoístas, corruptos, que só pensam em si, deixando pessoas morrerem de fome, investindo milhões em coisas supérfluas como guerras, projetos ambiciosos, esportes, shows pra disfarçar a crise ; e depois o desempregado com fome volta pra casa e nada se resolve .

BISPO – Tem bispos e bispos ! Falta Deus na vida desses homens .

ASSALTANTE - Por eu ser um assaltante, você deve me achar um idiota, não é bispo ? Por jogar a minha vida fora desse jeito . Eu conheço a palavra de Deus e sei muito bem o que estou fazendo . Mas nem por isso eu me sinto pior que você que se diz neo-pentecostal e que saqueia o povo com falsas promessas de enriquecimento e inventando campanhas ridículas .

BANQUEIRO - Ele tá com uma nova ...
BISPO - Cala essa boca, sanguessuga .
POLÍTICO - Campanha do "desencapetamento total" .
ASSALTANTE - Chamando as pessoas de capeta .
BANQUEIRO - E "fechamento de corpo" .
ASSALTANTE - Onde fecha corpo é num terreiro de macumba, não numa igreja .
BANQUEIRO - É porque eles são neos .
ASSALTANTE - Neo não existe, ou é pentecostal ou não é , e por que essa diferença, acham que são melhores ?

BISPO - Meu jovem, as igrejas antigas são muito radicais, por isso criamos uma nova igreja, e um novo pentecostes . As pessoas vem como querem e ficam como querem sem serem importunadas, e precisamos criar alguns métodos para atraí-las .

ASSALTANTE - Na sua igreja não existe a chamada nova criatura, é novo pentecostes, mas continuam velhos e empoeirados . Novo político, novo banqueiro , tudo novo e alma velha . O que importa é o dinheiro e o poder . Antes eram somente pastores, mas tudo é novo, então hoje temos bispo, apóstolo e num futuro bem próximo teremos vice-deus .

POLÍTICO - Gostei . Mas é claro que ninguém é louco de se intitular vice-deus .
BANQUEIRO - Será ? ( todos refletem ) Tem também bispa .
BISPO - Ridículo !
POLÍTICO - Também acho . O correto é episcopisa .
ASSALTANTE - Que seja . É tudo uma picaretagem só . E o bandido sou eu . Vamos abrir o cofre agora ?
BANQUEIRO - Falta um minuto .
ASSALTANTE - Dedé !
DEDÉ - Fala, Zaca .
ASSALTANTE - Preparem tudo, daqui a um minuto vamos sair, diga ao Didi .
POLÍTICO - Só faltou o Mussum .
BISPO - Eu era fã dos trapalhões . Hoje o grupo tá um lixo .
ASSALTANTE - Vamos lá doutor abrir esse cofre, já passamos do tempo e minha paciência também . ( O banqueiro sai de cena com Dedé, o outro assaltante )
POLÍTICO - Filho, senti no coração de dizer algo a você .
ASSALTANTE - Diga e bem rápido .
POLÍTICO - Sei que não estou em condições pastorais para pedir isso, mas sinto de fazê-lo, você deseja voltar para o Senhor agora ?
BISPO - Que doideira é essa, homem !
POLÍTICO - Porque se você colocar as mãos nesse dinheiro, você não sairá vivo daqui . ASSALTANTE - Tá me ameaçando ? ( Música )
POLÍTICO - Não . De maneira nenhuma, mas você me fez refletir sobre tudo o que tenho feito para o Senhor e vejo que a minha condição hoje é melhor financeiramente, mas pior espiritualmente .
BISPO - É você então que deseja voltar para o Senhor ?
POLÍTICO - Sim, e você, por que não recebe Jesus verdadeiramente em seu coração ?
BISPO - Tá brincando, né ? ( Entra os assaltantes )
DEDÉ - Pegamos o dinheiro, vamos .
ASSALTANTE - Vão indo na frente .
DIDI - Tá louco, cara ? Vamos embora, antes que os homem chega . ( Saem os dois )
POLÍTICO - Você deseja ...
ASSALTANTE - Não . Eu sei que a polícia está lá fora esperando a nossa saída . Eu vou sair sim, mas estejam certos de que minha vida mudou a partir de hoje e com certeza voltarei para o Senhor, mas deixo aqui a minha indignação com vocês que fazem desse mundo um abismo sem fim, mas com a certeza de que um dia o Senhor fará justiça . ( Sai de cena- pausa )
BISPO - Aperte o alarme . Peguem esse bandido ! ( Os guardas entram ) Pegaram o jovem que saiu agora daqui ?
POLICIAL - Pra onde ele foi ?
BISPO - Pra lá . É sanguinário, não pode ficar livre . ( O policial sai de cena - O político e o banqueiro sentam-se ao lado um do outro refletindo - Música aumenta aos poucos ) Acabou gente, vamos voltar a nossa vida normal, esqueçam o que vimos e ouvimos, daqui pra frente é tudo normal . Vocês estão se sentindo bem ? Olha, hoje começa aquela campanha do "desencapetamento total" , vocês precisam fechar o corpo, pode haver outros assaltos e precisam se preparar . São meus convidados especiais, vamos comigo e esquecer isso tudo... mas levem dinheiro .
POLÍTICO – Pra mim, chega !
BISPO – Chega mesmo ?
BANQUEIRO – Bispo, tenha paciência !
BISPO – Já que desejam continuar com essa lamentação, eu vou procurar outro político e outro banco pra cuidar de minhas finanças .
BANQUEIRO – Espere, também não precisa radicalizar .
BISPO – Vamos ser sinceros, não haverá mudanças e vocês sabem muito bem .
POLÍTICO – Vamos ao que interessa, então .
BANQUEIRO – E aquela reunião continua de pé ?
BISPO – Continua, mas nunca mais mostre fraqueza diante do inimigo .
BANQUEIRO – Quando é mesmo a seção do desencapetamento ?
POLÍTICO – Hoje e com certeza estarei lá . ( Música vai aumentando )
BISPO – É assim que se fala, mas levem dinheiro . ( B.O )

FIM

Escrito em São Paulo em 19 de Abril de 2004