Cristãos em Universidades

17/02/2011 14:13

 

 

O Ambiente de uma Universidade é algo totalmente contrário ao ambiente que Deus quer que andemos, é um assunto muito preocupante hoje nas igrejas porque temos vistos casos de jovens firmes na fé que, no entanto, bastou entrar em uma universidade que se desviou completamente da palavra de Deus, um índice assustador porque são 58% de jovens cristãos que se desviam na faculdade. Não estou dizendo que não devemos ir para uma faculdade pelo contrário, é vontade de Deus que nos formemos e obtenhamos uma boa profissão. Mais precisamos está atentos as ciladas do inimigo. Se sabemos que iremos estar em um ambiente favorável ao maligno, então não podemos nos descuidar, vigiai e orai, se preparem, vistam-se da armadura do espírito. Quando entrei para uma universidade, lembro-me bem da preocupação do meu pai, Ele estava me preparando para o que iria enfrentar, para responder argumentos infindáveis e a buscar sempre de Deus a revelação do espírito. Resolvi postar a carta que ele me escreveu quando entrei na universidade. Espero que ajude muitos jovens como me ajudou.

Minha Filha,

        Eu investir a seu favor, tudo o que Deus me deu de mais precioso à minha alma, todo o conhecimento, toda a revelação, toda a minha compreensão da verdade, sem nada reter ou esconder.

Tudo o que eu aprendi eu lhe ensinei, e não me negarei a continuar fazendo o mesmo.

Espero que você perceba a importância desse meu procedimento em chamar a sua atenção para a gravidade do convívio com pessoas cuja influência, já destruiu, roubou e matou a fé de muitos incautos. Elas servem como instrumentos do diabo, essa é a realidade dos fatos.

Nessa carta, tentarei preparar você para os possíveis confrontos que você pode vir a ter, com professores e colegas.

 

- Como responder a perguntas embaraçosas?

        É preciso notar que, quem faz esse tipo de pergunta já espera por uma resposta previsível, para poder continuar te ridicularizando, geralmente na frente de outras pessoas. Então, na verdade, o que menos se deve dar, são RESPOSTAS  a essas perguntas. Ficar em silêncio em alguns casos poderá ser a melhor resposta.

   Também podemos usar sentenças tais como: não zombe do que você não conhece. Procure uma igreja que o pastor lhe explica. Deus continuará sendo Deus independente do que você pense. Viemos do macaco? É, olhando para você eu poderia até acreditar nessa mentira (pode rir).

   Meu pai lia a bíblia para fazer perguntas que deixassem os crentes muito mais embaraçados, até o dia em que um deles disse: se eu fosse o senhor, deixaria de lê a bíblia, porque uns lê para salvação e outros para sua condenação; pronto, nunca mais ele tentou embaraçar os crentes, melhor, se converteu.

    Jesus Cristo teve vários confrontos com os fariseus, saduceus e escribas, mas geralmente, lhes apresentava uma pergunta, ao invés de dar a resposta que queriam ouvir.

 

- Como fazer perguntas sábias que façam emudecer os tolos, seja eles, mestre ou colegas?

        Exemplo que você pode usar ou adaptar:

     - por que você está zombando da minha fé, ela te incomoda?

     - você já foi evangélico? Você não se sente meio tolo, falando mal do que você não conhece?

     - você conhece Jesus Cristo? Conhecem suas doutrinas, sua ética, seu amor e seu conceito sobre moral e dignidade humana? Sabe o bem que Ele tem feito a muitos que estavam marginalizados, deprimidos, derrotados e sem esperança alguma?

     - você acha ridículo amar alguém que restaurou famílias que estavam destruídas pelos conflitos gerados por vícios, e mau relacionamento de marido e esposa, ou pais e filhos?

     - você não daria valor alguém de quem se testifica, os muitos casos de pessoas resgatadas de estados terminais das piores doenças, do alcoolismo, da dependência química, e da depressão que tem levado muitas pessoas a total falta de esperança na vida?

     - se você experimentar uma comida e não gostar, você fica por aí zombando de quem saboreia? Isso não é idiotice?

     - como pode, pessoas tão inteligentes desprezar a Jesus, com a sua mensagem fundamental “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo”, que a 2 mil anos, tem influenciado a vida de pessoas em todos os continentes, em todas as raças, e em todas as camadas sociais e intelectuais? Alguém mais, foi capaz disso?

      - o que eu penso de pastores ou igrejas que cometeram ou cometem maldades? Se você conhece a diferença entre o joio e o trigo, e sabe que ambos são encontrados, até entre as profissões mais conceituadas, inclusive entre os professores universitários, então não deveria me fazer essa pergunta.

     - Jesus nos ensina a fazer o bem a todos, e você o culpa por causa dos governantes corruptos, e da ganância dos empresários, que mantêm grande parte da sociedade na miséria?

     - você sabia que apesar da sua ignorância e zombaria, Jesus te ama, e quer ser o teu salvador?

 

Ore: Deus, faça-me útil ao teu reino nesta universidade, conceda-me sabedoria e inteligência, ânimo e coragem, para testemunhar de Cristo nas oportunidades que surgirem. Disponha dos meus talentos para ganhar almas para ti, usa-me! Em nome de Jesus, amém.

 

    Quando confrontarem a sua fé, zombando ou escarnecendo, não caia na armadilha da irritação. Não há nada pior para quem gosta de provocar os outros com arrogância e altivez, do que vê você calma e serena, fazendo-lhe perguntas ao invés de lhe dar respostas.

 

     Em alguns casos, será mais proveitoso procurar conversar e fazer esses questionamentos em particular, se a pessoa assim tratada não for estúpida, ela passará a ti respeitar, e certamente nunca mais irá incomodar; pode até se tornar alguém que te defenderá diante dos outros.

     Como recusar os convites para beber, fumar, se drogar ou participar de “baladas”?

     Uma boa maneira é demonstrar firmeza ao dizer NÃO, e por que NÃO?

Exemplos:

 

     - Porque eu conheço fim dessas coisas, no começo é apaixonante, mais você sabia que todo alcoólatra ou dependente químico começou assim como você?

          - Nessas ‘“festinhas”, depois que as bebidas ou entorpecentes em geral, alteram os comportamentos, os excessos são imprevisíveis, e muitos são os que lamentam ter participado.

     - O amor e o conhecimento que eu tenho do evangelho de Cristo, são as razões principais da minha recusa. Eu não vou agir contra princípios que estão bem enraizados na minha consciência.

     - A minha consciência cristã, e o meu compromisso com a minha igreja, me fazem dizer: muito obrigada, mas eu não tenho interesse nessas coisas. Eu não vou, ou, não conte comigo.

 

  Minha querida filha, todas as vezes que você precisar dizer SIM ou NÃO, pense primeiro a quem estará agradando? “importa agradar a Deus”... Um verdadeiro amigo (a) nunca vai abandonar a sua amizade por você fazer a escolha certa. Geralmente, admiramos as pessoas que possuem convicção naquilo que acreditam. As “Maria vai com as outras”, é que são as mais criticadas.

     Deus sempre te recompensará por preferir a Ele. Pois, é Ele quem te dá a vida, os pais, os irmãos, os amigos sinceros e todas as demais boas dádivas; todo bem procede dele. Por isso, é uma grande tolice humana, trocar o Criador por suas criaturas.

 

   Aos “mestres” do saber e do conhecimento, os fariseus, os escribas e os saduceus, da época de Jesus, Ele os chamou de filhos do diabo; porque com a mesma arrogância dos “mestres”  de hoje em dia, o desprezaram, sendo Ele o filho de Deus.

     Querida, quando chega à segunda-feira, é comum, essas pessoas contarem os pecados cometidos durante o fim de semana, como se fosse coisa de grande valor as suas iniqüidades.

     E você que é filha de Deus, que possui riquezas eternas, de grande valor moral, espiritual e muita dignidade. Vai ficar tímida e envergonhada de contar as suas experiências, ou da sua igreja, que tenha lhe causado emoção, paz ou felicidade? Vai ter vergonha de falar da sua participação do ministério de louvor, ou no grupo de gesto, ou com o grupo das crianças? Vai sentir vergonha de convidar suas/seus colegas para conhecerem a tua igreja, e verem a tua participação nos cultos? Vai se sentir o “gafanhotinho “ diante dos “gigantes” ?

   Não, certamente você não se permitirá negar a fé que o Senhor te deu, e da qual você tem testemunhado. Mostre para todos que você é do tipo Josué e calebe, ou do tipo Davi. Ou ainda, apostolo Paulo, homens intrépidos como o leão, que nada, nem ninguém os intimidavam.

   Eu creio, e é o meu grande desejo, que o poder prometido em atos 1:8, te dê essa força sem a qual, qualquer um de nós,fracassaríamos. Não esqueça! Convide o espírito santo!

   O Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti , e tenha misericórdia de ti, o Senhor te dê a paz.

   

Pr. Érico

 

Hoje posso dizer com por minhas próprias experiências que não é fácil, é um mundo onde nós somos responsáveis por nós mesmos e por todas as nossas atitudes,”baladas, bebidas, prostituição, e tudo que é contrário a nossa natureza cristã” lá é tudo normal, e se não tivermos cuidado, aos nossos olhos se tornará normal também.

 

Ore como Davi: “Senhor ver se há em mim algum caminho mal, e guia-me pelo caminho direito” Sl 139:23-24.

Não despreze essa tão importante reflexão, vigie e ore; que Deus te ajude e te guarde; que você não vacile; mas, ouse ser firme na fé no nosso Senhor Jesus Cristo; não negue e nem se envergonhe de dar testemunho da verdade, não esconda a sua lâmpada, não se esqueça do Salmo de número 1, não seja influenciado pelos descrentes e soberbos, antes seja um instrumento de Deus para que a vida deles, também tenha a oportunidade de ser transformada por Cristo. Tenha sempre palavras, Atitudes e comportamento de um Jovem de Cristo, comprometido com o seu reino e, comprado com o seu precioso sangue.

   Todos os dias, convide o espírito santo a ir com você as suas aulas, jamais alguém terá companhia melhor ou mais agradável, pode acreditar.

 

 

Tópico: Cristãos em Universidades

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário