Chamado para liderança

19/12/2011 16:12

 

Cursos e experiência nas diversas áreas eclesiásticas ou profissionais, podem certamente ajudar o aperfeiçoamento de quem tem vocação para a liderança, mas existem muitas pessoas altamente capacitadas a realizar suas tarefas, que não possuem nenhum talento para liderar. Por outro lado, tem aqueles que nem são tão capacitados assim, mas possuem vocação para motivar outros a se envolverem em seus sonhos e projetos.

Se acreditarmos que existe um chamado para se tornar líder na igreja, então é preciso descobrir quem é o responsável pelo chamado, e pelo direcionamento para realizar algum propósito com metas e objetivos, e onde se pretende chegar; pelas reações que observamos de alguns, que se rebelam e promovem contendas e intrigas na igreja, podemos dizer que poucos aceitam ou acreditam que a escolha de um líder vem de Deus.

Aceitando que a escolha vem de Deus, e que na verdade Deus não se engana, como explicar os desastres de liderança conhecidos de muitos de nós? Pelo menos duas coisas podem ocorrer nesses casos: a) Deus não chamou tal pessoa, ela ou alguém se enganou; b) Deus chamou realmente, mas o individuo em algum momento deixou de seguir o direcionamento da Palavra de Deus. Pode até ter seguido sonhos, visões e profecias as quais imaginasse serem de Deus, mas, se manifestações espirituais e as boas intenções, de alguma forma distorcer ou discordar da Palavra revelada nas Escrituras Sagradas, então, temos que escolher o que está escrito, isso é segurança. Existe um bom exemplo, Josué na questão com os gibeonitas, cuja desatenção à Palavra foi prejudicial a todo o povo liderado por ele, e até gerações futuras. E outro exemplo é o de Saul, nesse caso, porém, ele mesmo é que sofreu o dano por sua falta de cuidado em obedecer a orientação divina, achando que suas “boas intenções” poderiam ser aceitas por Deus, terrível engano.

Grandes lições podemos encontrar em alguém que recebeu o chamado na sua juventude, e cumpriu o seu ministério tão cabalmente que deixou seu nome na história do povo de Israel para sempre, o Rei Davi.

Davi foi ungido rei muito jovem, quando ainda morava com os pais.

Podemos imaginar como um jovem se comportaria se por volta dos 20 anos, seu pai o colocasse na presidência de uma grande empresa de âmbito nacional, como será que ele se relacionaria com os demais diretores? Pessoas presumidamente com experiência muito superior a dele. E, se o seu pai lhe desse o direito, mas de fato, deixasse outra pessoa presidindo em seu lugar? Quanto tempo ele esperaria para de fato e de direito se tornar o presidente daquela grande empresa? Será que teria paciência para esperar alguns anos? Davi foi extremamente paciente durante todo tempo decorrido, depois que o profeta Samuel o ungiu, até assumir o seu reinado.

Davi tinha certeza do seu chamado e aguardou o direcionamento de Deus; é comum no mundo globalizado e competitivo em que vivemos, ver pessoas passando por cima de outras para conquistar seus ideais, ou posições de liderança. Davi, no entanto, sofreu severa perseguição e várias tentativas de homicídio por parte daquele a quem ele substituiria, porém, nas vezes que teve oportunidade de livrar-se do seu inimigo, preferiu deixar que Deus cumprisse o seu plano, confiante de que no momento certo, Deus removeria o Rei Saul, e cumpriria todo o seu propósito. Não havia precipitação nem ansiedade, Davi estava na escola de Deus, crescendo em graça e sabedoria, pacientemente.

É nesse quesito que muitos têm perdido o seu chamado, pois não sabem aguardar o tempo de Deus, e aí, se levantam contra seus pastores, ou contra outros líderes mais antigos, e menosprezam a experiência dos mais velhos, ou ainda, fazem uso de meios ilícitos para alcançarem seus objetivos.

Depois que se alcança o chamado e o direcionamento de Deus, é necessário saber que o líder, na igreja, foi chamado para servir; alguns se enganam e imaginam que a posição de pastor ou de ministro de louvor, entre outras, é posição de status social, ou de melhoria financeira, e se esquecem dos deveres e responsabilidades com a posição alcançada na liderança da igreja.

Entendo que são deveres e responsabilidades de um líder eclesiástico:


__ Conhecer a Palavra de Deus (sujeitando-se aos seus preceitos e princípios), e possuir experiência pessoal com ele. Jó percebeu isso um dia, e disse: “antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem”.

__ Ser líder é posição de honra em qualquer lugar digno, e segundo os sábios conselhos descritos em Provérbios, antes da honra vem a humildade. Um líder orgulhoso e soberbo destinasse à queda, ao fracasso, e por fim, aos escândalos.

__ Devemos tomar também as palavras do Apóstolo Paulo a Timóteo: “seja exemplo aos fiéis”. Não podemos aceitar a ideia do: faça o que eu digo, mas... imaginemos um pastor ensinando aos fiéis a dizimar quando ele mesmo é infiel nos dízimos e ofertas, é por isso que, acredito eu, geralmente um tal pastor, também conduz suas obrigações financeiras seculares, em total desorganização, tendo o seu nome sujo na praça como mal devedor e sofrendo restrições de crédito. Vergonhoso!

__ O líder precisa de uma virtude extraordinária que faz falta à muitos, é necessário ser imparcial, e isso é muito difícil. É difícil porque os amigos mais íntimos são os primeiros a não aceitarem um tratamento sem regalias, os demais liderados também, geralmente, mesmo sendo justo, se forem prejudicados, acusarão o líder de parcialidade.

__ A grande responsabilidade de um líder chamado por Deus é se guiar pela Palavra da Verdade e pelo Espírito Santo, mantendo a sua consciência em paz com Deus. E, se vier a sofrer danos e perdas por amor a Cristo, tem que estar certo que isso é: bem-aventurança.

__ Todo líder precisa manter-se motivado, esperançoso e confiante, e para isso é preciso manter-se cheio do Espírito Santo e de fé, fixando seus olhos na Palavra de Deus e no maior exemplo de líder que possuímos: Jesus Cristo Senhor Nosso!


Amado (a), se você é líder, e começar a olhar para a falta de compromisso de muitos liderados dentro de nossas igrejas para com o Reino de Deus, a frustração tomará conta de você, e em pouco tempo o seu ministério já terá naufragado. Em razão disso, admoesto aos chamados, que além de olhar para Cristo, vejam o Apóstolo Paulo, pois ele, apesar de tudo que sofreu durante o seu ministério, conforme descrito na Segunda Carta aos Coríntios, mesmo assim, chegou à velhice motivando o jovem pastor Timóteo a seguir o “bom combate” da fé.

Obs.: se o caro leitor notar que não cito os capítulos e versículos de passagens bíblicas mencionadas, é tão somente por um motivo: Leia a Bíblia! Faça com que todo o conteúdo bíblico seja-lhe intimamente conhecido, como algo bastante familiar. Obrigado!


 

Pr. Érico Moura.


 

Tópico: Chamado para liderança

liderança

Data: 15/05/2017 | De: suamy araujo

capacitação para liderança de grupo de adolescentes

Novo comentário